sábado, 6 de novembro de 2010

Antiga "Casa dos Gladiadores" desaba em Pompéia

Trabalhadores em meio às ruínas na antiga cidade de Pompéia, Itália

ROMA (Reuters) - A "Casa dos Gladiadores", uma construção de 2 mil anos de idade nas ruínas da antiga Pompéia, desabou no sábado, disseram autoridades italianas.
Eles disseram que a casa de pedra, situada na rua principal do mundialmente famoso sítio arqueológico e que media centenas de metros quadrados, desabou pouco depois do amanhecer, enquanto o local ainda estava fechado. Guardas descobriram o desabamento quando abriram o local para visitação.
Acreditava-se que a casa era local de reunião e treinamento dos gladiadores antes deles irem para a luta em um anfiteatro da cidade que foi destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio no ano de 79.
Conhecido oficialmente por seu nome em Latim "Schola Armaturarum Juventus Pompeiani", a estrutura não estava aberta à visitação, mas podia ser vista pelo lado de fora, enquanto os turistas andavam pelas ruas principais da cidade antiga.
Suas paredes eram decoradas com afrescos de temas militares.
As autoridades especularam que o desabamento pode ter sido causado por fortes chuvas que atingiram a região.
Historiadores e residentes reclamam há muitos anos que os sítios arqueológicos de Pompéia, que estão entre os mais importantes do mundo, estão em decadência e precisam de manutenção melhor.
Políticos da oposição rapidamente criticaram o governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, especialmente o ministro da cultura, Sandro Bondi, por deixar que o sítio entrasse em decadência nos últimos anos.





2 comentários:

  1. eu terminei de assistir os 13 episódios de Spartacus. nossa como a arena vibrava com os combates.

    ResponderExcluir
  2. Se eu tiver um tempo mais livre vou postar a tradução do cap 9 do livro L'empire grec-romain de Paul Veyne que trata desta questão relacionada com os cristãos. O título do cap é "Païens et charité chrétienne devant les gladiateurs". Só para iniciar a questão, ele diz que "c'est bien le christianisme qui a mis fin à ces combats, mais difficilement, tardivement e pour plusieurs raisons particulières qui étaient les siennes en ce temps-là et qui ne sont pas toujours celles que nous supposerions; par l'example, ce ne fut pas par commisération pours les gladiateurs, car les chrétiens les tenaient pour des assasins professionels e non pour les victimes d'une institution monstruese, comme nous faisons"

    ResponderExcluir