sexta-feira, 26 de junho de 2009

Post pericula


Hoje, finalmente, terminei o meu primeiro semestre acadêmico em Roma. Engraçado que aqui o ano acadêmico termina em junho, com a sessao "estiva" dos exames. De fato, com o calor infernal que faz nesta época do ano, é impossível estudar. Já em maio, não aguentava mais de tanto calor (e a última aula terminava às 13h00!!!).
Este semestre para mim foi melhor que o semestre passado. O meu italiano já está um pouco mais "gordo" (e quanto mais gordo melhor, pois a maioria dos exames são orais).
O exame de hoje, de história da literatura latina, foi realmente "punk": o professor (aliás um dos meus melhores professores, seja do ponto de vista acadêmico, seja do ponto de vista humano) logo de início me pediu para escolher um número, de zero a dez: cada número correspondia a uma seqüência de quatro autores, dois para explicar a vida e a obra e outros dois para traduzir (oralmente e sem dicionário, diga-se de passagem!). Mas tudo correu bem: também, depois de estudar até sair sangue dos olhos...
Estou realmente esgotado. Uma imagem que refletiria muito bem o meu estado atual é a que postei acima, de Hécules depois de seus trabalhos, feita por Lisippo (grande retratista de Alexandre Magno).
Porém, estou feliz, principalmente porque depois de nove meses estarei de volta ao Brasil, à minha família, à minha casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário