por Samantha de Moura Maranhão*
Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre o ensino de Latim em cursos superiores de Letras Modernas, considerando,particularmente, o objeto ensinado, os objetivos da disciplina e a carga horária dedicada ao ensino da referida língua. Pauta-se na análise da ementa de programas vigentes em diferentes instituições públicas de ensino superior nas quais são ofertadas simultaneamente licenciaturas em Letras Clássicas e Modernas.
Critica a ênfase no ensino da estrutura morfossintática da língua e de léxico em um ou dois semestres, com a prática da tradução de sentenças descontextualizadas e de (fragmentos de) textos, em detrimento do estudo da sócio-história da língua latina, com a possibilidade de compreensão da origem vulgar da língua portuguesa, bem como dos latinismos que em norma mais tensa figuram como cultismos.
Palavras-Chave: Ensino de Línguas Clássicas. Ensino de Latim. Linguística Aplicada. Filologia Românica.
Para ler o artigo completo: http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/revistainstrumento/article/viewFile/4/4
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