quarta-feira, 1 de junho de 2011

AFRICA ROMANA: LEPTIS MAGNA

Leptis Magna. Ao fundo o Mar Mediterrâneo
Leptis Magna (lat.), antiga cidade da África setentrional, na hodierna Líbia, assim chamada para distingüí-la da Leptis Parva (ou Minus) na atual Tunísia. As ruínas dessa cidade se encontram a poucas dezenas de quilometros de Trípoli. Foi fundada pelos fenícios entre os séculos X e VIII a.C., e se desenvolveu como grande centro portuário. Era tributária de Cartago e, no início do século II a.C. , torna-se "amica" e "socia" de Roma, por tê-la apoiado durante a guerra jugurtina contra a Numídia. Por volta da metade do século I d.C. foi criada Município e em 110 d.C. foi elevada pelo imperador Traiano ao título de colonia. Leptis Magna foi o berço do imperador Septímio Severo que, em 193, lhe concede o "ius italicum" e precisamente neste período atingiu o máximo esplendor.
Arco de Septímio Severo
vista lateral do Arco de Septímio Severo
No século IV sofreu a invasão dos Austurianos e a sua decadência se agravou após a invasão dos vândalos e berberes (455). Abandonada pelos seus habitantes, a cidade sofreu a ação combinada da areia transportada pelo vento e de vários aluviões que cobriram os monumentos remanescentes: isto fez com que fosse possível recuperá-los muitos séculos depois.
Mercado
Já em 1687 Claude Lemaire, consul francês em Trípoli, patrocinou as escavações de Leptis Magna, portando para o rei Luís XIV grande quantidade de marmore e capitéis. As escavações arqueológicas dos tempos modernos iniciaram em 1920 por estudiosos italianos, e permitiram de trazer à luz grande parte da antiga cidade e um número excepcional de monumentos de grande interesse para a História. Notavel é o Arco quadrifronte de Septímio Severo (veja foto acima), do qual foi encontrada quase intacta a rica decoração esculpida.
Forum
Imponente complexo arquitetônico é o Forum severiano, iniciado por Severo e concluído sob Caracalla: consta de uma grande praça com pórticos e botegas, um grande templo à SE e à NE uma grandiosa basílica (três naves e duas absides)
Basílica severiana
Outros monumentos importantes são o mercado de 8 d.C. (cf. foto acima), quadrilátero, porticado e com duas edículas octogonais, e o grande teatro de época augustana do qual restam inclusive a columnatio da cena (final do século II d.C.).
Teatro
Numerosos elementos artísticos, arquitetônicos e urbanísticos tornam Leptis Magna muito semelhante às cidades orientais do império romano, o que corrobora a tese de que aí tenham trabalhado artístas da Asia Menor, nomeadamente Afrodísia. Em suma, um belíssimo lugar para se visitar, se não fossem os atuais conflitos bélicos na Líbia...
Aurelio

Nenhum comentário:

Postar um comentário