segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ostia Antica


No semestre passado, uma das aulas da disciplina "Elementos de Civilização Latina" foi realizada nas escavações arqueológicas de Óstia, o antigo porto de Roma. A aula foi ministrada pela prof. Dra. Penelope Filacchione, especialista em arqueologia e arte da antiguidade clássica. Visitar Ostia Antica é uma ótima oportunidade para se ter ideia da vida cotidiana numa cidade da época imperial.




Introdução:
Ostia Antica, situada na antiguidade na foz do rio Tibre, distava cerca de 30 kilometros a oste de Roma. Após séculos, a linha litoranea foi deslocada cerca de tres quilometros do antigo perimetro de Ostia. Ostia em latim significa "boca", a boca do rio Tibre.
De acordo com a antiga tradição (Ennio, Tito Livio, M.T. Cicero e Dionisio de Halicarnasso), Ostia foi fundada pelo quarto rei de Roma, Anco Marcius; até o ano é mencionado: 620 a.C.

Fontes literarias:



Planta de Ostia Antiga, destacando o Castrum; ao meio, a via Ostiense.Epígrafe do periodo imperial:
A[nco ---]
Mar[cio ---]
re[gi ---]
quarto [a R]omul[o ---]
qui ab urb[e c]ondit[a ---]
[pri]mum colon[iam ---]
[---] dedux[it ---]




Via Ostiense


Necrópole: Columbarios

Complexo termal:
Terma de Netuno: Mosaico (triunfo de Netuno)
(sec. II d.C.)


Quartel dos "Vigiles" (Bombeiros)
(90 d.C.)

Teatro Romano, edificado em 12 a.C., sob Augusto. Uma inscrição o atribui a Agrippa, poderoso ministro do Imperador.

Fullonica (Lavanderia)
(sec II d.C.)

Forica (Latrina Publica)
(sec II d. C)

Capitolium: principal edificio sacro de Ostia, dedicado a Jupiter, Juno e Minerva
(120 d.C.)

Thermopolium: espécie de taberna, onde era permitido comerciar alimentos cozidos (não era permitido fazer fogo dentro das residencias -insulae- a fim de previnir incendios)
(sec. III d.C.)

Foro
(sec. II d.C.)


Horrea Epagathiana

Reconstituição em 3D

Infelizmente a aula foi dada até chegarmos ao Foro. Como era inverno e estava já escurecendo, terminamos a aula aqui. Espero retornar outra vez no proximo outono para conhecer a outra parte das escavações. O melhor periodo para ir a Ostia é a primavera (da metade de Março até o fim de Maio), ou do fim de Setembro aos inicios de Novembro (se não chove!). Desaconselho ir durante o verao.



2 comentários: