sábado, 12 de dezembro de 2009

Visita a Tivoli (Villa Adriana)

Hoje estive em Tivoli, a mais ou menos 30 km de Roma, com a finalidade de visitar a "Villa Adriana", um magnifico exemplo de residencia imperial. A sua caracteristica principal, diria, é o fato de compendiar varios tipos de edificios vistos pelo imperador Adriano em sua viagens pelas provincias orientais, além dos edificios típicos de Roma, isto é, termas, teatros e bibliotecas (duas, uma grega e outra latina). Na realidade, nenhum ambiente da Villa Adriana pode ser comparado a outro conhecido no Mundo Antigo, dado o seu carater eclético. O projeto teve varias etapas de construção (118-121, 125-128, 132-138), sendo finalizado pelo sucessor de Adriano, o imperador Antonino Pio. Abaixo, posto algumas fotos que tirei durante a visita, acompanhado de um amigo japonês, Pio Takaku, doutorando em História Eclesiastica pela Universidade Gregoriana, o qual muito gentilmente guiou-me nesta visita.
Lado externo do Poikile que se inspirava no célebre Stoa Poikile de Atenas, berço do estoicismo.

Muro interno do Poikile

Piscina central do Poikile

Interior da "Sala dos Filósofos".
Ainda é discutida a funcionalidade original deste ambiente. Alguns estudiosos pensam tratar-se de uma biblioteca e interpretam os sete nichos que podemos ver na foto como local para gurdar os "volumina" (livros). Outros afirmam que tratar-se-ia de uma sala do "conselho", e os nichos seriam o lugar para abrigar estátuas que retratariam membros da família imperial. Dada a proximidade com o Poikile, muitos pensam que as estatuas retratariam não os membros da fam~ilia do Imperador, mas sábios ou filósofos.


Teatro Marítimo
Esta denominação remonta ao século XVIII. Na verdade, antes de um palco de naumachia , podemos ver que se trata de um ambiente possivelmente dedicado ao retiro e à meditação. Ao meio, circundada por um espelho d'água, podemos ver os restos de uma ilha artificial, uma residência em miniatura.

Provavelmente um ambiente termal

Num primeiro momento pensei tratar-se de um estádio. Infelizmente não havia indicações para os turistas sobre este espaço...


Provavelmente esta estátua seja a personificação do rio Nilo, uma vez que estamos no assim chamado Canopo. Este nome refere-se ao canal que ligava Alexandria à cidade omonima a esse canal. Ao meio um espelho d'água e ao fundo o templo de Serapis.


Vista parcial do porticato do "Canopo"




"Cariatides" (colunas com forma de mulher) ao longo do espelho d'água do Canopo


Serapeion

(ao fundo a "cella" onde provavelmente ficava o ídolo de Serapis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário